ppge.gif

 

Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Educação

 

ufpr.jpg

 

Início

Linhas de pesquisa

Docentes

Alunos & Defesas

Teses & Dissertações

Secretaria  

Normas & Resoluções

Inscrições & Processo Seletivo  

Contato

 

 

Teses & Dissertações

 

MESTRADO

2006

 

Alysson Ramos Artuso

O Uso de Hipermídia no Ensino de Física: possibilidades de uma aprendizagem significativa

 

Ariela Cristiane Kawakami

Políticas de Saúde e Trabalho e a Formação dos Profissionais de Saúde: O Caso da Vigilância Sanitária (Pós-1986)

 

Arlete de Gasperin

A Presença do Ruído do Trem em Escolas do Entorno da Linha Férrea na Cidade de Curitiba-PR: Contribuição para a Construção Dialética em Educação Sócio-Ambiental

Carin Wagner Rauth

Adolescentes Curitibanos e a Recepção do Programa Pânico: Um Estudo de Caso

 

Cláudia Calderari Vianna

As Violências Produzidas na Escola: As Contribuições de Hannah Arendt na Educação

 

Clodualdo de Souza Pinheiro Júnior

O Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo: Um estudo a partir das práticas docentes e discentes nos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Universidades Federal e Tuiuti do Paraná

 

Cristiana Rocha Façanha

Um Estudo Psicossocial sobre as Práticas Profissionais dos Agentes Comunitários de Saúde, na Grande Curitiba: Subsídios da Educação e da Psicologia Social Comunitária

Daiane Solange Stoeberl da Cunha

Educação Musical e Emancipação: a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica

 

Dalton Gean Perovano

Concepções dos Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência sobre a sua Formação

Deise Leandra Fontana

Adaptações no Ensino de Matemática: Uma Análise Pratica dos Educadores do Campo

Dirceu Luiz Fedalto

O Imprevisto futuro do Uso das Calculadoras nas aulas de matemática no Ensino Médio

Doriane Rossi

Atividades Musicais Extra Curriculares nas Escolas de Ensino Médio de Curitiba

 

Edilson Aparecido Chaves

A Música Caipira em Aulas de História: Questões e Possibilidades

 

Eduardo Rodrigues de Moraes

O valor social do trabalho na construção civil: a dimensão político-pedagógica das relações de trabalho da construção civil

 

Élen Carla da Costa Baraldi

Disciplina e Politecnia da Educação Física no Projeto Soviético

 

Emerson Lemke Queluz

"Cela de Aula": Espaço de Ensino-Aprendizagem

Emir Guimarães Andrich

A Educação no Brasil: Uma Análie dos Aspectos da Legislação Relacionados à Privatização e à Qualidade do Ensino, 1990-2006

Fabiano Antonio dos Santos

Trabalho e Educação do Campo: A evasão da Juventude nos Assentamentos de Reforma Agrária - O Caso do Assentamento José Dias

 

Francine Marcondes Castro Oliveira

A Relação entre Homem e Natureza na Pedagogia Waldorf

 

Francis Madlener de Lima

Um estudo sobre a homossexualidade no Universo Escolar: Um Estudo no Curso de Licenciatura de Educação Física

 

Giselle Moura Schnorr

Filosofia no Ensino Médio: Reflexões a Partir de uma Experiência Filosófica Libertadora

 

Glauce Maris P. Barth

Arte e Matemática, Subsídios para uma Discussão Interdisciplinar por Meio das Obras de M.C. Escher

Heliane Mariza Grzybowski Ripplinger

A Simetria nas Práticas Escolares

 

 Ivan Furmann

Cidadania e Educação Histórica: Perspectivas de Alunos e Professores do Município de Araucária-PR

 

Irene de Jesus Andrade

Os temas sociais contemporâneos e sua representação junto aos formandos e egressos do curso de ciências biológicas da UFPR

 

Janaína Aparecida de Mattos Almeida

Os Conselhos Escolares e o Processo de Democratização: História, Avanços e Limitações

 

Janes Caciano Frozza

Os Impactos da Reestruturação Produtiva no Mundo do Trabalho e as Expectativas do Profissional Bacharel em Química

 

Janete Ritter

Da Moral e Cívica à Ética: O Disciplinamento para o Processo Produtivo

 

Járci Maria Machado

Tomada de Consciência no Jogo “O Caminho para o Tesouro do Pirata” de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem em Fração que Freqüentam Sala de Recursos.

 

Josélia Euzébio da Rosa

O Desenvolvimento de Conceitos na Proposta Curricular de Matemática do Estado de Santa Catarina e na Abordagem Histórico-Cultural: Um Estudo de Relações

Kelly Cristine Placha

A Solução de Problemas de Produtos de Medidas de Crianças da 3ª Série do Ensino Fundamental e a Intervenção do Professor

 

Lice Helena Ferreira

Os Mecanismos de Controle da Organização Capitalista Conteporânea na Gestão Escolar Pública Paranaense

Luiz Carlos Paixão da Rocha

Políticas Afirmativas e Educação: A Lei 10639/03 no Contexto das Políticas Educacionais no Brasil Contemporâneo

 

Marcelle Cristiane de Castro Lima

Desenvolvimento da escrita argumentativa: os efeitos de um ensino sistemático da argumentação para alunos de 5ª série do Ensino Fundamental

 

Marcelo Nunes

O Caráter Coletivo do Desenvolvimento de competências e as Possibilidades da Relação Entre Trabalho, Educação e Escola

Márcia Barbosa Soczek

Políticas públicas para a Educação Infantil no Município de Curitiba (1997-2004)

 

Márcio Luiz Bernardim

Da Escolaridade Tardia à Educação Necessária: Estudo das Contradições na EJA em Guarapuava – PR

Marcio Wyllians Ribeiro

Os Conteúdos Ambientais em Livros Didáticos de Geografia de 1º e 2 ciclos no Ensino Fundamental

Maria Aparecida da Silva

Análise da Implantação da Escola Organizada em Ciclos de Aprendizagem na Rede Municipal de Curitiba

 

Maria Luiza Quaresma Soares da Silva

Desempenho em Leitura e Escrita de Alunos com Diagnóstico de TDAH

Marta Deckert

Construção do Conhecimento Musical sob uma Perspectiva Piagetiana: da Imitação à Representração

 

Mírian Longaretti

Conhecimento e educação matemática: diálogos

 

Naldemir Maria Mendes

A Filosofia no Ensino Fundamental na Perspectiva das Pesquisas Discentes

Oralda Carlota Adur de Souza

As Representações de Educadores Sobre a Aprendizagem de Alunos que Recebem Acompanhamento da Família

Otto Henrique Martins da Silva

A Construção do Conceito de Campo Elétrico: Da Ciência Física à Física Escolar

 

Rafael Alencar Furtado

Espaço Marx da UFPR e a Contribuição à Formação da Consciência de Classe da Classe Trabalhadora

Renate Weiland

Aspectos Figurativos e Operativos da Aprendizagem Musical de crianças e pré-adolescentes, por meio do ensino de flauta doce

 

Renato Luiz Marini Filho